PLANO NACIONAL DE CAPACITAÇÃO -41. Gestão da Qualidade – Campinas - SP
-
Data
- 12 de Novembro de 2024 a 13 de Novembro de 2024
-
Horário
- 08:00 às 18:00
-
Local
- CAMPINAS - SP
Descrição
ESTE CURSO COM 16H DE DURAÇÃO É VOLTADO PRINCIPALMENTE PARA OS DIRETORES,GERENTES E SUPERVISORES DOS SERVIÇOS MUNICIPAIS DE SANEAMENTO, ATENDENDO À DEMANDA DOS ASSOCIADOS.
AS INSCRIÇÕES DOS INTEGRANTES DO GRUPO DE SERVIDORES DO SERVIÇO DE SANEAMENTO DEVEM SER FEITAS POR UM PARTICIPANTE, QUE IRÁ INSERIR OS OUTROS NO MOMENTO DA INSCRIÇÃO. AS NOTAS DE EMPENHO ASSINADAS DEVERÃO SER ENVIADAS PARA O E-MAIL cursos@assemae.org.br
OS CUPONS PARA AS INSCRIÇÕES GRATUITAS DE CORTESIAS DOS ASSOCIADOS SERÁ ENVIADO POR E-MAIL, E O MESMO DEVERÁ SER APLICADO NO MOMENTO DA INSCRIÇÃO. AS INSCRIÇÕES EXCEDENTES SERÃO REALIZADAS DE ACORDO COM AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NO INFORMATIVO.
HAVERÁ A EMISSÃO DO CERTIFICADO PARA OS PARTICIPANTES DO CURSO, APÓS A CONCLUSÃO DO MESMO.
CONTATO: cursos@assemae.org.br
Endereço: Avenida da Saudade, n. 500, Auditório Capivari, Sede da Sanasa - Campinas - SP.
INSTRUTORES:
Sônia M. S. Souza - Coordenadora de Gestão da Qualidade - SANASA - CAMPINAS
Alessandro S. Tetzner - Gerente de Gestão da Qualidade e Relações Técnicas-TG - SANASA - CAMPINAS / Diretor de Assistência aos Municípios - ASSEMAE
EMENTA:
Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ);
Modelo de Excelência em Gestão no Saneamento Ambiental- MEGSA ESG;
Programa Nacional de Qualidade em Saneamento - Critérios de participação e avaliação no (PNQS).
Implantação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ)
- Objetivos e Importância
O SGQ é uma estrutura organizacional que visa garantir que os produtos ou serviços atendam consistentemente aos requisitos de qualidade e às expectativas dos clientes. A implementação de um SGQ, como a norma NBR ISO 9001, é fundamental para melhorar a eficiência operacional, aumentar a satisfação do cliente e obter uma vantagem competitiva.
- Etapas da Implantação; Monitoramento do desempenho
- Planejamento: Definir o escopo, objetivos do SGQ, abrangência e como ele se alinha à estratégia da organização.
- Engajamento da Equipe: Todos os colaboradores devem estar envolvidos no processo, compreendendo suas responsabilidades em relação à qualidade.
- Análise: Realizar uma análise para identificar onde a organização já atende aos requisitos da norma e onde são possíveis melhorias.
- Sistema de Documentação: Criar e revisar procedimentos e instruções de trabalho que atendam aos critérios da ISO 9001, entre elas a Política de Gestão da Qualidade.
- Sistema de Indicadores
- Treinamento customizado de auditor Interno e treinamento contínuos de ferramentas e atualizações do SGQ, garantindo que garantir que todos os funcionários compreendam o sistema e suas funções dentro dele.
- Auditoria e Certificação : Realizar auditorias internas para avaliar a conformidade do SGQ e, se desejado, buscar a certificação por um organismo credenciado.
Modelo de Excelência em Gestão no Saneamento Ambiental MEGSA ESG
- Conceito
O Modelo de Excelência em Gestão (MEG) é uma abordagem que visa melhorar a gestão no setor de saneamento, promovendo práticas que garantem a qualidade dos serviços prestados e a sustentabilidade ambiental.
- Implementação
- Avaliação Inicial : Realizar um diagnóstico da situação atual de gestão no saneamento.
- Definição de Indicadores : Estabelecer indicadores de desempenho que permitem medir a eficácia das ações adotadas.
- Capacitação: Promover treinamentos específicos para os gestores e colaboradores envolvidos no saneamento ambiental.
- Critérios e Participação no PNQS
- Critérios de Avaliação
A participação no PNQS exige que as organizações se comprometam com a melhoria contínua e a transparência em suas operações. Isso envolve uma coleta e análise de dados, bem como a implementação de ações corretivas quando necessário.
Este treinamento demonstra às necessidades específicas da organização e ao contexto do saneamento ambiental, garantindo que todos os participantes compreendam a importância de um SGQ eficaz e como ele se integra ao MEG e ao PNQS.