Associe-se

A Assemae representa os prestadores municipais de saneamento básico. Preencha sua ficha de adesão aqui.
Saiba como se associar
10 de Mai, 2019

Assembleia Geral da Assemae rechaça MP 868

Associados confirmam posição da Assemae contra a proposta e intensificam luta pela titularidade.

Fechando a programação do 49º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae em Cuiabá (MT), foi realizada a Assembleia Geral de Associados, que abordou temas relevantes para o saneamento, como a MP 868.

Na composição da mesa diretora para esta Assembleia, ocuparam assentos Aparecido Hojaij (presidente), Rodopiano Marques Evangelista (vice-presidente), Darci Ervino Schitz (diretor financeiro), Francisco dos Santos Lopes (secretário executivo) e Hermes Ávila de Castro (presidente regional - Centro Oeste).

O auditório do Centro de Eventos Pantanal abrigou associados e diretores da Assemae, com participação ativa de várias pessoas, especialmente, quando foi colocada em pauta a Medida Provisória 868, que, de forma unânime, é avaliada pela Associação, como contrária aos anseios dos representantes dos serviços municipais de saneamento, significando um retrocesso em conquistas já alcançadas e na contramão da universalização do saneamento. Para os presentes, a titularidade municipal é ameaçada com a norma, o que não será aceito.

A Assembleia deliberou pela manutenção de uma posição de alerta contra a MP 868, com propostas de se unir a outras instituições que atuam no setor do saneamento brasileiro e têm posturas semelhantes, assim como articular junto à classe política e envolver representantes dos poderes executivos e legislativos, em todas as esferas, no sentido de derrubar a MP.

Entre as alternativas para tal finalidade foi cogitada a arguição da inconstitucionalidade da MP, junto ao STF – Superior Tribunal Federal. Vale lembrar que a Assemae, em passado recente, já cerrou fileiras em mobilizações semelhantes, sagrando-se aliada e vitoriosa em conjunto com entidades afins.

Outro assunto que estava na pauta, e obteve unanimidade na aprovação pela Assembleia, foi a "Carta de Cuiabá", documento elaborado sempre na finalização dos Congressos da Assemae. O texto, elaborado por meio de tópicos, em vários deles, também abordou a MP 868. A "Carta de Cuiabá"  aprovada sem abstenções ou votos contrários, apenas com pequenas modificações propostas em plenária, acatadas sem controvérsias.

A Assembleia aprovou, ainda, outras matérias pautadas, entre elas, a prestação de contas - balanço 2018 (receitas e despesas), que já havia sido aprovada no Conselho Fiscal e no Conselho Diretor Nacional da Assemae.

Com o encerramento da Assembleia, tiveram fim as atividades da 49ª edição do Congresso Nacional da Assemae, que a partir de agora, já começa a preparar o fórum de debates de 2020.

Última modificação em Sexta, 10 Mai 2019 17:30
Mais nesta categoria: