A Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae) é uma organização não governamental sem fins lucrativos, criada em 1984, que busca o fortalecimento e desenvolvimento da capacidade administrativa, técnica e financeira dos serviços municipais de saneamento básico, responsáveis pelos sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo dos resíduos sólidos e drenagem urbana.

A entidade desenvolve uma agenda de lutas em prol do saneamento básico, interagindo com as diversas esferas do governo federal, além de participar do Conselho Nacional das Cidades, Conselho Nacional de Recursos Hídricos, conselhos estaduais de saneamento e comitês de bacias hidrográficas. Conta com reconhecimento e credibilidade nacional e internacional, reunindo quase dois mil associados no Brasil.

A Assemae considera o saneamento básico como um direito fundamental para o resgate da dignidade humana, afinal, o setor está diretamente relacionado ao desenvolvimento urbano e sustentável de um país. Por essa razão, defende a gestão pública dos serviços municipais de saneamento básico, lutando pela qualidade, controle social e sustentabilidade econômico-financeira dos associados.

A sede da Assemae está localizada em Brasília, estrategicamente nas proximidades de vários órgãos do governo federal, como a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e o Ministério das Cidades. Além disso, existem 13 Regionais da Assemae distribuídas pelo Brasil, o que reforça a capilaridade da Associação em todas as regiões do país.

Mais nesta categoria:

ASSEMAE © 2016 | Todos os direitos reservados