29 de Setembro, 2023

Assembleia Geral anual da Assemae reúne associados em Poços de Caldas (MG)

Momento promove avaliações, premiações e valorização dos associados e congressistas que participaram do 51º CNSA

Após quatro dias de uma programação intensa de painéis, palestras técnicas, minicursos e outras atividades essenciais para a troca de conhecimentos, experiências e debates que a Assemae proporcionou aos participantes do 51º CNSA, na tarde de quinta-feira, dia 21, o 51º Congresso Nacional de Saneamento Básico (CNSA) contou com a realização da Assembleia Geral de Associados, momento bastante aguardado pelos participantes.

A primeira etapa da Assembleia foi voltada para comentários e agradecimentos da Assemae sobre o 51º CNSA, e para a deliberação sobre a cidade da sede da próxima edição do Congresso, em 2024. A mesa de autoridades deste momento foi composta inicialmente pelo presidente da Associação, Rodopiano Marques Evangelista, pelo vice-presidente e coordenador-geral do 51º CNSA, Manuelito Magalhães Júnior e pelo diretor do DMAE de Poços de Caldas, Paulo César Silva, sendo convidados também ao palco o prefeito de Poços de Caldas, Sérgio Azevedo, e o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira. A condução dos trabalhos na Assembleia Geral ficou a cargo do secretário executivo da Assemae, Francisco dos Santos Lopes.

Ribeirão Preto (SP), associada da Assemae por meio da Saerp, se disponibilizou a ser a cidade-sede do próximo CNSA em 2024, tendo atendido aos pré-requisitos técnicos exigidos para tal.  A apresentação da candidatura da cidade foi realizada pelo prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, sendo seguida pela votação do colegiado presente, que aprovou de forma unânime, oficializando Ribeirão Preto como a sede do 52º CNSA em 2024, de 20 a 24 de maio.

Em seus índices de saneamento, a Secretaria de Água e Esgoto de Ribeirão Preto (Saerp) conta com 91% de coleta de esgoto e 100% de tratamento e distribuição de água. “Queremos ajudar outros municípios que não chegaram à universalização, a chegar também. O saneamento básico é um desafio do planeta, e a universalização é fundamental para a saúde pública, qualidade de vida, longevidade da população, e defesa do meio ambiente”, afirmou o prefeito Duarte Nogueira.

O ato seguinte da Assembleia foi a recepção dos mais novos associados: a Agência de Saneamento de Paragominas, segundo município do Pará a se associar à Assemae, representado por Rosilene Gomes Costa, Superintendente Geral, e o Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico do Espírito Santo – CISABES, composto de 25 municípios capixabas, representado por Paulo Henrique Travisani, Diretor Executivo da instituição. As assinaturas foram realizadas durante a Assembleia Geral.

No mesmo momento, houve também a menção das quinze entidades municipais que se associaram recentemente. “Um dos nossos grandes motivos da Assemae existir são seus associados e queremos dar nossas boas-vindas aos novos membros nesta Assembleia”, afirmou Francisco Santos Lopes, secretário executivo da entidade, que listou todas elas no palco (SAERB- Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco; Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Jequiá da Praia; Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Mineiros; Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Lagoa da Prata; CODAU- Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas de Uberaba; SAAE- Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Divinolândia de Minas; Serviço de Água e Saneamento de Barbacena; SAAE- Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São João Batista do Glória; SAAE- Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa; DMAE- Departamento Municipal de Água e Esgoto de Monte Carmelo; Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itambaracá; SEMAE- Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto de São José do Rio Preto; Município de Jaguariúna – DAE; CIS de Itu- Companhia Ituana de Saneamento; SAE- Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva.

A Assembleia também foi palco da divulgação do Termo de Cooperação Internacional entre a Assemae, a associada Companhia de Saneamento - Sanemar de Maricá (RJ) e a Câmara Brasileira de Comércio na Suécia. O objetivo do termo de cooperação é a realização da etapa estadual do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo, previsto para ser realizado em novembro de 2023, na cidade de Maricá (RJ). Além disso, a Diretora-Presidente da Conpanhia de Saneamento de Maricá - Sanemar (RJ) Rita de Cássia Rocha Livermore, apresentou o plano de universalização de esgotamento sanitário até 2028, com investimento de mais de R$ 500 milhões, com recursos próprios, no seu município.

Também na Assembleia Geral foi realizada a eleição do sócio benemérito Ezriel Silveira Barros Cardoso, após a indicação do Conselho Diretor Nacional, em novembro de 2022. O mesmo recebeu o certificado das mãos do presidente da Assemae, Rodopiano Marques Evangelista.

Simbolizando o apreço da Assemae para com os membros do CDN e do Conselho Fiscal da Entidade, o presidente Rodopiano empossou Gilmar Aparecido Foltrin, de Saeb de Bebedouro – SP, como membro titular do Conselho Fiscal. “Agradeço a oportunidade de fazer parte deste seleto grupo em prol do saneamento público municipal brasileiro”, declarou Gilmar.

Na ocasião houve ainda o lançamento do livro “A Governança nos Serviços Municipais de Água e Esgoto: uma visão estruturada para o século XXI. Volume I, II e III”, de autoria de Waldo Villani Jr, que é presidente da regional São Paulo da Associação. O livro editado pela Assemae nasce de um trabalho acadêmico feito para apresentar o saneamento brasileiro em ambiente internacional, tendo o prefácio escrito pelo presidente Rodopiano.

Em seguida, o secretário executivo apresentou as Moções e Recomendações do 51º Congresso enviadas pelos congressistas, com vários aplausos ao evento e à Assemae em si, além de recomendações, sendo aprovadas por aclamação.

Como forma de cumprir com as metas de sustentabilidade do evento, a Assemae convidou uma organização para avaliar os níveis de emissão de gases de efeito estufa no 51º CNSA, e o relatório foi apresentado, bem como as informações sobre como compensar essa emissão através do plantio de árvores, realizado no último dia de atividades do 51º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae.

“Recebi muitos feedbacks positivos durante o Congresso”, afirmou o presidente Rodopiano. “O pessoal ficou satisfeito, e é isso que a Assemae prima, trazer para as pessoas que valorizam o saneamento essa troca de experiências. Isso é muito importante para nossa Associação, que cresce cada vez mais”, concluiu. O vice-presidente Manuelito Magalhães complementa “Foram 2.300 pessoas inscritas no congresso e participando de nossas atividades. Isso é reflexo do sucesso quantitativo, mas tem o sucesso qualitativo também. É unanimidade a qualidade dos painéis. Conseguimos trazer os principais players do tema do saneamento na atualidade”, avaliou ele.

Finalizando a Assembleia, foram entregues as premiações da XXVI das Experiências Municipais em Saneamento 2023, incluindo o Prêmio Jair Bernardes, destinado ao autor que tenham apresentado trabalho nas últimas cinco edições consecutivas do Congresso da Assemae.

Categoria serviços de saneamento

1º lugar - SOLUÇÃO PARA EVITAR FURTOS DE CONEXÕES DE HIDRANTES DE COLUNA - ALESSANDRO FERREIRA SIPPEL – Dmae Porto Alegre – RS

2º lugar - IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E CIDADANIA AMBIENTAL DO MUNICÍPIO DE MARICÁ - PAULA AMARAL SANTOS – SANEMAR – MARICÁ – RJ

3º lugar - PROGRAMA DE IDEIAS: INOVAÇÃO A PARTIR DO CONHECIMENTO DOS NOSSOS COLABORADORES - LIDIANA LUNKES HOFFMANN – SAMAE SÃO LEOPOLDO - RS